Todo mundo sabe que as mulheres se sentem inseguras, e muitos de nós sabemos quais são algumas de suas inseguranças mais comuns. No entanto, tendemos a dar menos atenção ao tipo de insegurança que os homens enfrentam; é um assunto muito esquecido nas conversas. Mas definitivamente vale a pena falar sobre as inseguranças masculinas.
Um cara raramente admitirá sofrer de problemas de imagem ou se recusará a revelar sua ansiedade ao fazer sexo pela primeira vez com um nova(o) parceira(o). Eles geralmente não têm o hábito de quererem falar sobre isso.
Mas se você não sabe com quais inseguranças ele está atormentado, você nunca sabe quando pode ferir seus sentimentos quando acidentalmente traz à tona um assunto delicado.
Apesar do fato de que os homens não falam abertamente sobre o que os torna inseguros sobre si mesmos, muitos deles realmente gostariam que as mulheres fossem um pouco mais compreensivas com seus problemas.
Perda de cabelo
A queda de cabelo é bastante comum entre homens a partir dos 30 anos, e alguns a aceitam melhor do que outros. Apesar das evidências de que algumas mulheres podem se sentir mais atraídas por homens carecas, muitos homens têm uma associação real da calvície com serem menos atraentes, menos masculinos e parecerem mais velhos. É difícil convencer a maioria dos homens de que a aparência completamente careca e raspada é atraente.
Altura
Homens mais baixos podem se preocupar com sua altura, porque temem que não sejam atraentes ou sejam levados menos a sério por seus colegas. No entanto, homens muito altos também têm inseguranças, como se sentirem desconfortáveis em lugares pequenos ou desajeitados com pessoas de tamanho médio - e ocasionalmente ter que explicar que não são bons ou mesmo interessados em basquete.
Homens mais baixos podem naturalmente se cercar de amigos da mesma altura. Isso cria uma sensação de normalidade. Homens mais altos, acima de 1,80 m, podem ser mais autoconscientes porque muitos homens e a maioria das mulheres são sempre mais baixos do que eles. Eles podem se sentir como um estranho.
Quão grande é o seu pênis
Os homens são muito inseguros quanto ao tamanho do pênis, acho que todo mundo já percebeu isso. Isso apesar do fato de que os estudos mostram que as mulheres realmente preferem homens com amiguinhos menores para parceiros de longo prazo, possivelmente devido ao medo da dor durante a relação sexual. Ainda assim, os homens podem se apegar ao feedback negativo sobre o tamanho de ex-parceiras, ou até mesmo de colegas no vestiário durante a maior parte de suas vidas. Os homens levam a sério os insultos sobre o tamanho do pênis. Comentários sobre o tamanho do pênis podem perdurar negativamente com um homem por muito tempo.
Dar ruim na hora H
Por mais que os homens se preocupem com o tamanho e a aparência do pênis, a maneira como ele funciona pode ser mais importante. A disfunção erétil afeta mais de 50% dos homens, mas o prognóstico é melhor para homens que podem discutir isso com suas parceiras. Os homens que não conseguem se comunicar sobre essa insegurança correm o risco de serem pegos em um ciclo de feedback negativo, onde são ainda menos propensos a ter um desempenho sexual ao longo do tempo.
A disfunção erétil é um exemplo perfeito de algo que pode gerar muita ansiedade se não for tratado de maneira direta e aberta. Por outro lado, se os homens discutem sobre sexo, isso pode torná-lo algo com expectativas muito claras e compreensão de ambos os lados. Essa vulnerabilidade pode ser muito cativante para um companheiro.
Ter (e demonstrar) emoções
Muitas vezes, os homens são instruídos a resistir às suas emoções e ficam envergonhados por mostrá-las, os meninos aprendem isso desde de pequenos, muitas inseguranças contra as quais os homens lutam durante toda a vida começam aí. O resultado de ser assim faz com que os homens se isolem de qualquer coisa que pareça vulnerável e, portanto, insegura.
Corpo
Os caras lutam com sua imagem corporal da mesma forma que as garotas. Um cara pode se preocupar em ser muito magricela ou questionar se uma garota vai ficar desanimada com sua barriga de cervejinha. Por que você acha que tantos caras estão na academia, trabalhando vigorosamente em seus braços, peitorais e abdominais?
Onde estão em suas carreiras
Os homens podem ficar inseguros sobre onde estão na carreira, com base na idade. Embora o dinheiro seja uma parte importante disso, o potencial de ganho está ligado a ansiedades mais amplas sobre viver de acordo com os padrões sociais de ser homem. E quanto mais inseguros os homens se tornam, mais tendem a se comparar com outros homens, o que tende a fazê-los se sentir pior. É um ciclo vicioso e uma maneira terrível de manter a pontuação.
Homens mais velhos podem se perguntar por que não estão tão avançados em suas carreiras quanto seus colegas. Os homens podem se beneficiar ao entender que ainda são bem-sucedidos à sua maneira e estão se esforçando para estar onde precisam estar.
Se fizeram as escolhas erradas
Não é apenas um clichê: o homem que se recusa a parar e pedir informações. A maioria dos homens luta para admitir que pode estar errado. Os homens sofrem de negação e incapacidade de compartilhar que são imperfeitos e que as escolhas que fizeram foram às vezes suposições ou as escolhas mais fáceis. Ser vulnerável é admitir e assumir que não sabe tudo, e isso pode ser esmagador quando as famílias dependem tanto deles.
Uma das principais razões pelas quais os homens carregam todas essas inseguranças durante a maior parte de suas vidas é porque são ensinados que são fracos por admitir que os têm, concordam os especialistas em geral. Em vez de verbalizar suas fontes compartilhadas de vergonha e perceber que não estão sozinhos, os homens se dobram e se apegam a sentimentos ruins sobre si mesmos o máximo que podem.
Os homens foram treinados e socializados para evitar e ignorar suas inseguranças, que é uma das razões pelas quais eles são menos verbais do que as mulheres sobre suas inseguranças. Isso resulta em menos conhecimento e compreensão sobre eles.