Tatuagem Infeccionada: 7 sinais de que você tem uma tatuagem infectada

Fazer uma nova tatuagem é incrível. Mas ter uma infecção por causa de uma nova tatuagem não é tão legal assim.
Olha, infecções por tatuagens acontecem. Na verdade, todas as tatuagens carregam o risco de infecção, não importa qual tatuador você veja ou que tipo de tatuagem você faça. Dito isto, existem maneiras de tratar com segurança infecções por tatuagens e conter os potenciais danos causados. Tudo se resume a saber quais sinais de infecção por tatuagem procurar, com quem falar quando as coisas começaram a parecer desagradáveis e com que rapidez você deve agir quando começar a ver sinais de alerta.

Mas também é importante saber como a tatuagem infeccionou. Existem diferentes tipos de infecções por tatuagem. Algumas podem ter acontecido em enquanto você fazia a tatuagem no estúdio. Talvez o lugar ou o tatuador não estavam em dia coma esterilização. ( E isso é um ponto importante na hora de procurar um estúdio de tatuagem.)
Outras podem ter ocorrido durante o período de cicatrização da tatuagem. (Você sabe, né? Aquelas instruções que os tatuadores dão a seus clientes sobre todas as etapas que você precisa seguir nas semanas e meses pós-tattoo. Pois é, nem todo mundo às segue do jeito certo, aparentemente.)
Abaixo, confira dicas de como cuidar da sua pele depois de fazer uma tatuagem, como saber se sua tatuagem está infeccionada e o que fazer.

Como você cuida da sua pele depois de fazer uma tatuagem?

O processo de cicatrização de uma tatuagem pode durar entre duas à quatro semanas. As instruções de cuidados posteriores variam entre os tatuadores, mas todos geralmente concordam em segui essas orientações.
Após a sessão, sua tatuagem será coberta com um curativo ou plástico filme, que poderá ser removido após cerca de seis horas. Lave a tatuagem três vezes ao dia com sabonete antibacteriano sem perfume, seque com uma toalha de papel e cubra com uma fina camada de pomada cicatrizante.
Depois de fazer uma tatuagem, mantenha a área sempre limpa. Evite atividades exaustivas e contato com ambientes contaminados, como areia da praia e o mar, por exemplo.
Um pouco de descamação no início do processo de cicatrização é normal, mas nunca tente retirar as crostas de pele que normalmente aparecem sobre a tatuagem, isso significa que sua tatuagem está cicatrizando.
Até que sua tatuagem esteja totalmente curada, você também deve evitar tomar banho muito quentes, bronzear-se, coçar ou tocar a tatuagem sem lavar as mãos.
Então, esses foram os cuidados básicos que você deve tomar depois que você fez uma tatuagem. Mas, quais são os sinais de que a tatuagem está infeccionada?
Existem vários sinais, cada um pode indicar um tipo diferente de infecção e, portanto, um tipo diferente de tratamento.

Pus

Ver pus escorrendo da tatuagem é o sinal mais específico de que sua tatuagem está infectada. Você definitivamente vai querer visitar o médico se isso acontecer, mas muitas vezes você pode se tratar em casa.
Você pode tentar lavá-la com sabonete líquido antibacteriano e aplicar uma pomada antibiótica de venda livre de 3 à 4 vezes ao dia. Mas, se tiver febre, vá a um pronto-socorro mais próximo.

Vermelhidão e calor

Se você ver uma coloração rosa espalhada ou a sensação de calor pulsante irradiando ao redor da sua tatuagem, sua tatuagem pode está infeccionada. Certifique-se de se consultar com um médico o mais rápido possível para iniciar o tratamento com antibióticos tópicos ou orais.
Você pode ter inchaço e calor mesmo sem infecção. Mas se persistir por mais de três dias ou piorar, certamente são os primeiros sinais de uma infecção. E consulte um médico.

Infecções bacterianos ou fúngicas por Pseudômonas

Isso ocorre quando você tatua os pés, dedos dos pés e tornozelos.
Os primeiros sintomas de infecções bacterianas por Pseudômonas aparecem como manchas vermelhas quentes, inchadas e com odor. As infecções fúngicas também aparecer com manchas vermelhas e com escamas brancas, como o pé de atleta. Recomenda-se embeber a área com vinagra branco diluído em agua, juntamente com o uso de um antibiótico tópico prescrito pelo médico.

Saliências firmes

Protuberâncias firmes, conhecidas como granulomas, podem significar que houve um tipo específico de reação alérgica a tinta.
Erupções cutâneas com coceira também podem ocorrer como uma reação alérgica aos corantes usados em sua tatuagem, essas reações são comuns ao usarem corantes vermelhos. De qualquer forma, consulte seu dermatologista ou médico clínico imediatamente. 

Infecção por mico bactérias não tuberculosas

Isso resulta do uso de água impura em estúdios de tatuagem para lavar utensílios ou diluir tintas, ou depois da exposição a água parada. Os sintomas se apresentam como um único nódulo vermelho e inchado que geralmente estão associados a manchas rosadas pequenas ou estrias vermelhas no braço ou pernas, assim como, podem aparecer inchado nas glândulas das axilas e virilha.
Consulte um médico clínico, dermatologista ou especialista em doenças infecciosas, que pode prescrever antibióticos orais.

Infecções virais

O risco de contrair HIV, Hepatite B ou Hepatite C é pequeno durante uma sessão de tatuagem, mas é possível. Isso pode acontecer se o equipamento estiver contaminado ou não foi esterilizado após cada sessão de tatuagem. Elas não apresentam sinais agudos, mas se você tiver outros sinais/sintomas de hepatite ou HIV, consulte um médico para fazer o teste.

O que acontece se você não cuidar de uma tatuagem infectada?

Embora condições com risco de vida sejam raras, as coisas podem piorar se você ignorar o tratamento da sua tatuagem infectada.

mao de um tatuador usando uma luva preta e segurando uma pistola de tatuagem
Freepik
Se você não cuidar da tatuagem infectada, às vezes ela pode cicatrizar sozinha ou pode progredir com febre, calafrios e mal-estar até você ficar gravemente doente, resultando em uma infecção generalizada que pode levar à morte.
Se algo lhe parecer estranho ou particularmente doloroso, vá ao médico. É importante agir assim que você achar que algo está errado. Se você não cuidar da sua tatuagem infectada, corre o risco de ter deformações na sua pele ou uma infecção disseminada dos tecidos moles (músculos, tendões, etc.).
As tatuagens são lesões controladas na pele, portanto representam uma ruptura na pele que deve ser tratada como uma ferida aberta, por isso o cuidado para mantê-la limpa.
Lembre-se: Desconforto, coceira e crostas no local da tattoo nova podem ser normais depois de fazer uma tatuagem. Mas se você tiver algum sintoma prolongado, é melhor agir com cautela e consultar um médico o mais rápido possível. 

Como evitar uma tatuagem infectada

Você terá uma tatuagem sem problemas. Mas para diminuir os riscos antes de agendar sua sessão no estúdio de tatuagem, leve em consideração esses pontos:
  • Certifique-se de que seu tatuador é licenciado. Pergunte ao seu tatuador como ele limpa e esteriliza os equipamentos. Certifique-se de que eles usem luvas durante todo o procedimento. Após o término da tatuagem, seu tatuador deve fornecer instruções detalhadas por escrito sobre os cuidados posteriores a tattoo.

  • Consulte a Anvisa para obter mais informações sobre tatuagens e se preparar para sua próxima sessão de tatuagem.
Postagem Anterior Próxima Postagem