E quando a tarefa te tira da zona de conforto e você sente que não está preparado emocionalmente para lidar com ela ainda, então acaba jogando para o seu “eu futuro”. Só que uma hora a contar vai chegar, aí você terá que lidar com a tarefa por “necessidade” e não mais por “opção”, o que bota uma pressão extra nas suas costas.
Mas lidar com a procrastinação, porém, é mais fácil na teoria do que na prática. Senão, ninguém sofreria deste problema. Mas existe uma técnica muito eficiente que pode ajudá-lo com isso. Chama-se “Técnica Pomodoro”, porque o homem que a criou (o italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 1980) utilizava um cronômetro de cozinha em formato de tomate (“pomodoro”, em italiano) para ajudá-lo no processo. É bem fácil:
Tecnica Pomodoro: Como funciona?
1. Defina qual tarefa você vai fazer;
2. Configure o timer do celular em 25 minutos;
3. Trabalhe sem interrupção durante este período;
4. Depois que acabar o tempo, faça uma pausa.
- Se for necessário, repita até 4 vezes esse ciclo, com pausas de 5 minutos entre cada um deles.
- Caso a sua tarefa ainda não esteja finalizada, faça uma pausa mais longa de 30 minutos ao final dos 4 ciclos e recomece o processo todo.
Por ser muito menos intimidador começar uma tarefa sabendo que será por apenas 25 minutos. Você se sente mais confiante e disposto a encará-la. E, a partir disso, há dois cenários possíveis:
1. Você engrena na tarefa e vai até o final dela, seguindo o método explicado acima.
2. Mesmo que você pare, pelo menos avançou por quase meia hora rumo a seu objetivo. É também uma vitória. Aí você pode continuar à tarde (ou no dia seguinte) e, assim, estará saindo da zona de conforto.