Como Escolher o Corte de Cabelo Certo para o Formato do Seu Rosto

Como suas roupas, os cortes de cabelo MASCULINO não são de tamanho único. É por isso que, antes de ir para a tesoura do barbeiro, vale a pena saber qual é o melhor corte de cabelo para o formato do seu rosto. Afinal, um centímetro a mais aqui ou um punhado ali podem fazer toda diferença.

Homem cortando o cabelo na barbearia
senivpetro on Freepik

Esteja você procurando cortes de cabelo para rostos redondos, rostos longos ou retangulares, rostos quadrados, rostos em forma de coração, rostos em forma de diamante ou rostos em forma de triângulo, nós temos o que você precisa. E não, você não pode ter um de cada rosto. A menos que você seja um vilão do Batman.

Qual é o formato do meu rosto?

O primeiro passo para descobrir qual penteado/corte combina com você é determinar o formato do seu rostoDê uma olhada na ilustração abaixo e encontre um espelho para comparar seu rosto com esses diferentes formatos de rostos masculinos. Existem instruções mais detalhadas no final deste post, se você não souber.

Como escolher um corte de cabelo para o formato do seu rosto

Cortes de cabelo masculino para rostos redondos

Circular com um queixo arredondado e sem linhas ou ângulos óbvios, um formato de rosto redondo se beneficia de um corte de cabelo que lhe confere alguma definição. Se você está procurando cortes de cabelo para rostos rechonchudos, ou se seu rosto não tem ângulos, considere um desses penteados para se adequar ao seu rosto.

Pense em um quadrado. Como rostos redondos têm poucos ângulos naturais, você precisa criar a ilusão de estrutura com seu cabelo. Um estilo com altura no topo que é curto nas laterais, como um pompadour ou um topete, funciona bem para adicionar estrutura, assim como as franjas frontais.

Os cantos quadrados na área de entradas do cabelo realçam as bordas suaves. Uma barba quadrada cheia também ajudará a afinar a área do queixo, dando a aparência de uma mandíbula mais esculpida.


Cortes de cabelo masculino para rostos longos ou compridos

Também considerado um formato de rosto retangular ou alongado, os rostos compridos ficam em algum lugar entre um oval e um quadrado, mas exigem um penteado sutilmente ajustado para garantir que o rosto não pareça ainda mais longo do que é.

É importante evitar deixar os lados muito curtos ao manter o comprimento na parte superior, pois isso apenas acentuaria o comprimento do rosto. Experimente um estilo bem proporcionado que não deixe os lados muito curtos ou deixe muito comprido no topo.

Seguindo esse conselho, tente um estilo que deixe o cabelo cair para os lados e/ou na testa para aumentar a largura e garantir que seu rosto não pareça mais estreito do que é. Por fim, nunca combine com uma barba Duck DynastyUma barba cheia apenas alonga o rosto, então, em vez disso, experimente de barba por fazer a uma barba curta para preencher as lacunas.


Cortes de cabelo masculino para rostos ovais

Visto como delicado, um formato de rosto oval pode não ser o formato de rosto mais alfa para os homens, mas é uma boa tela para experimentação quando se trata de cortes de cabelo masculinosSimétrico e bem proporcionado, um formato de rosto oval faz justiça a qualquer penteado, então - seu sortudo - a escolha é totalmente sua.

Dito isso, há algumas ressalvas menores para garantir que você otimize seu corte. O truque para o rosto oval é usar o cabelo na testa para criar algum volume e ângulos no topo, como topeteO estilo mais adequado é um clássico curto nas costas e nas laterais e um pouco mais longo na parte de cima, com uma risca lateral.

Você também vai querer evitar uma franja para a frente. Muito peso na testa suaviza as feições e aumenta a redondeza do rostoE fique à vontade para abandonar a barbaVocê não precisa de barba para preencher lacunas desproporcionais neste caso, então fique à vontade para fazer a barba estilizada.


Cortes de cabelo masculino para rostos quadrados

Considerado o ideal masculino, um formato de rosto quadrado é caracterizado por um queixo bem definido, proporções uniformes e uma aparência geral esculpida. Grrr.

Como o oval, é uma ótima base para a maioria dos estilos e é versátil o suficiente para trabalhar com penteados extremamente curtos e longos - de cortes curtos a degradês e topetes . Apenas tenha em mente que quanto mais curto você for, mais parecerá que acabou de ser recrutado. Não que isso não lhe sirva bem.

Cortes de cabelo masculino clássicos e elegantes complementam melhor uma forma quadrada - pense em fades, repartições laterais e camadas curtas. Um pouco de barba por fazer também dá à nitidez de sua mandíbula uma textura bem-vinda sem borrar sua linha.


Cortes de cabelo masculino para rostos em forma de coração

Amplo nas têmporas e na linha do cabelo, estreitando-se gradualmente até um ponto no queixo, o (bastante raro) rosto em forma de coração se beneficia de algumas ilusões de ótica para torná-lo mais proporcional.

Evite cortes muito justos, pois acentuam a estreiteza do queixo e a largura da testa. Penteados de comprimento médio e longo , mantidos razoavelmente finos e leves, suavizam a testa forte do formato de coração.

A barba também é fundamental neste caso, adicionando um volume muito necessário a um queixo e mandíbula estreitos. A barba ajuda o formato de coração a ganhar plenitude na metade inferior e mais estreita da cabeça.


Cortes de cabelo masculino para rostos em forma de diamante

Estreito no queixo e na testa, com largura nas bochechas, o formato de rosto diamante é um dos formatos de rosto mais raros para os homens. Por causa disso, ele possui alguns requisitos especializados para garantir que pareça seu homônimo.

“Penteados que aumentam a largura na testa e na área do queixo são sua melhor aposta”, diz Stevens. “ Franjas funcionam bem para adicionar textura à testa, enquanto estilos mais longos que podem ser colocados atrás das orelhas são ótimos para acentuar a estrutura óssea de uma forma de diamante.”

No entanto, não deixe os lados muito curtos - dada a largura das maçãs do rosto, um penteado particularmente curto nas laterais só fará com que suas orelhas pareçam maiores. Linhas e camadas mais suaves são melhores para esse formato de rosto, trabalhando para suavizar seus ângulos naturais. Experimente uma varredura lateral ou uma divisão lateral profunda e considere deixar crescer uma sombra de 5 horas se quiser adicionar algum tamanho a um queixo mais estreito.


Cortes de cabelo para rostos triangulares

Devido à sua testa estreita e mandíbula larga, um rosto em forma de triângulo requer o tratamento oposto de uma forma de coração.

“Um estilo com volume é rei com este”, diz Stevens. “Opte por cortes de cabelo mais longos, na altura do nariz, com laterais mais cheias, que trabalham para adicionar profundidade.”

Quanto à barba, o máximo que vai ficar bem é uma barba por fazer. Mas, realmente, dada a proeminência da linha do maxilar, neste caso, é melhor dirigir bem barbeado. Pegue a navalha , pessoal.


Perguntas frequentes

Como posso determinar o formato do meu rosto?

É simples. Primeiro, arme-se com uma fita métrica flexível. Em seguida, faça as seguintes medições, registrando cada uma à medida que avança.

  1. Testa: meça em todo o rosto, do pico de um arco de sobrancelha ao pico do arco oposto.
  2. Maçãs do rosto: meça as maçãs do rosto, começando e terminando na parte mais pontiaguda abaixo do canto externo de cada olho.
  3. Linha da mandíbula: meça na ponta do queixo até abaixo da orelha, no ponto em que a mandíbula se inclina para cima. Multiplique esse número por dois para obter a medida da mandíbula.
  4. Comprimento do rosto: meça do centro da linha do cabelo até a ponta do queixo.

Depois de fazer essas medições, observe qual é o maior dos quatro e compare-o com os sete perfis principais para descobrir onde seu rosto cai.

  • Oval: o comprimento do rosto é maior que a largura das maçãs do rosto e a testa é maior que o queixo. O ângulo da mandíbula é arredondado em vez de agudo.
  • Longo: o comprimento do rosto é a maior medida. Testa, maçãs do rosto e mandíbula são semelhantes em tamanho.
  • Triangular: a linha do maxilar é maior que as maçãs do rosto, que são maiores que a testa.
  • Redondo: as maçãs do rosto e comprimento do rosto têm medidas semelhantes. Eles são maiores que a testa e o queixo, que também têm medidas semelhantes. O ângulo da mandíbula é suave e muito menos definido. 
  • Coração: a testa mede mais do que as maçãs do rosto e o queixo. O queixo é pontudo.
  • Quadrado: todas as medidas são bastante semelhantes. O ângulo da mandíbula é agudo em vez de arredondado.
  • Diamante: o comprimento do rosto mede o maior. Então, em ordem decrescente: maçãs do rosto, testa e o menor é o queixo. O queixo é pontudo.

Qual penteado combina com seu rosto?

Tudo isso depende do formato do seu rosto. Existem sete formatos de rosto únicos, e os seus ângulos determinarão que tipo de corte de cabelo acentuará suas características, em vez de piorar sua aparência.

QUAIS SÃO AS SETE FORMAS DE ROSTO DIFERENTES PARA HOMENS?

Os sete formatos diferentes de rosto para homens são redondo, longo ou retangular, oval, quadrado, coração, diamante e triângulo.

QUAL FORMATO DE ROSTO É MELHOR PARA O HOMEM?

Geralmente, o rosto quadrado é considerado o mais masculino dos diferentes formatos de rosto por causa dos ângulos do queixo. O formato de rosto mais comum, no entanto (entre homens e mulheres) é o rosto oval.
Postagem Anterior Próxima Postagem